Notícias

Formação Obrigatória para Utilizadores de Diisocianatos

2023-07-27

A SNT apoia os seus clientes com a implementação do novo Regulamento Europeu
 
A 4 de agosto de 2020 foi publicado no Anexo XVII do Regulamento REACH (2020/1149) uma nova restrição, com o objetivo de melhorar a proteção e segurança de todos aqueles que trabalham com produtos de diisocianatos e misturas que contenham estes compostos químicos em concentração total de monómero livre superior a 0.1% em peso.
 
Até 24 de Agosto de 2023, todos os utilizadores de diisocianatos (catalisadores e derivados) terão de realizar formação adequada e obter a respetiva certificação. Esta formação permitirá que todos os utilizadores destes produtos:

  1. Conheçam o risco a que estão expostos;
  2. Adotem as medidas de segurança e proteção necessárias;
  3. Diminuam drasticamente a probabilidade de desenvolverem problemas de saúde, especialmente sensibilização respiratória.
 
Sobre a formação
Atualmente, a formação é realizada online e coordenada pela Associação Europeia de Produtores de Polióis e Diisocianatos (ISOPA-ALIPA). Foram definidos 3 níveis de formação, de acordo com a exposição ao risco. Os utilizadores de diisocianatos devem selecionar a formação mais adequada ao trabalho que realizam: Link. Tendo em conta que este tipo de produtos é maioritariamente aplicado por spray, a formação mais adequada aos nossos clientes deverá ser: 003 Pulverização numa cabine ventilada, manuseamento de misturas abertas, limpeza e resíduos.
 
A SNT, tendo em conta as suas políticas internas de segurança e responsabilidade ambiental, desde há 5 anos que já tinha implementado nos seus produtos com diisocianatos, nomeadamente catalisadores e derivados, alternativas com baixo teor de monómero livre..
 
Em caso de dúvidas, a SNT compromete-se a facilitar todo o apoio e esclarecimentos aos seus clientes sobre a necessidade de realizarem esta formação. Mais informações sobre este assunto poderão ser consultadas aqui